terça-feira, 23 de abril de 2013

Francisation: c'est parti!

Salut tout le monde!

Estes últimos dias foram cheios de coisas boas para comemorar.
Estou me sentindo super à vontade aqui e confiante de que os planos tão sonhados vão se transformar em realidade.
Semana passada tive a oportunidade de conhecer várias pessoas muito legais e me sinto cada vez mais acolhida nesta cidade. Sexta tomei um café na Juliette et Chocolat com uma nova amiga, muito legal,  simpática e prestativa. Sábado fui convidada para a última Cabane à Sucre da temporada e pude passar um dia super agradável com um grupo muito bacana de brasileiros. Aproveitamos o dia e também fomos no Parc National des Îles-de-Boucherville. Pena que estava um vento da peste e depois começou a chover, mas deu pra ver uns veadinhos pelo menos. E quanto à cabane, foi um programa bem gordo e muito divertido. Comi muito oreille de krisse, jambon fumé, creton, salade de choux e sirop d'érable bien sûr!
Adorei conhecer todo esse pessoal e pouquinho à pouquinho começo a me sentir mais confortável aqui.

Tarte à sucre avec sirop d'érable  :-)

Bom, deixa eu falar agora sobre a francisation, já que este é o assunto principal do post. Logo que cheguei e dei entrada nos meus documentos, preenchi a demande d'admission en ligne pra francisação em tempo integral. Meu objetivo era fazer a integral pois assim eu ficaria muito mais horas estudando e ainda contaria com a bolsa que o governo oferece. Não é muita coisa mas já é uma ajudinha quando não se está trabalhando. Mas eu já sabia que as vagas são limitadas e se não rolasse eu já tinha meu plano B: Commission Scolaire.
Fui no bureau de francisation no dia seguinte levar uma cópia do CRP e perguntei à atendente quando começariam as aulas. Ela me disse que só no fim de agosto. Aí eu perguntei se não teria condições de eu entrar na turma que começa em maio e ela me disse que não daria mais tempo. Ok. Saí de lá e já liguei pro Centre Saint Paul marcando um rendez-vous para inscrição na francisação. Eu já tinha pesquisado os principais centros da Commission Scolaire que oferecem a francisação em tempo parcial e este era o mais perto de onde estou morando, então resolvi ligar nesse mesmo. Marcaram meu rendez-vous pra hoje e já avisaram que as aulas começavam dia 29 de abril. Perfeito! De jeito nenhum não vou ficar quatro meses parada esperando pela integral se eu posso começar a parcial agora.
Meu rendez-vous era só no fim da tarde, então aproveitei pra pegar um cineminha antes. Assisti Dans la maison e super recomendo. Adorei o filme. E saí do cinema bem contente de ter entendido uns 85% dos diálogos.
Cheguei no Centre, mostrei os documentos solicitados e fui encaminhada para conversar com a professora. Foi um bate-papo pra ela avaliar meu nível de francês, tudo oral, nada de prova escrita. Entrei no nível 6 e depois se eu quiser continuar tem mais duas etapas de francês escrito. Espero que eu consiga acompanhar a turma, pois faz um tempão que não estudo francês direito. Fiquei até surpresa em cair no nivel 6 mas confesso que queria uma prova escrita pois peco demais escrevendo e talvez esse nível não seja o mais indicado para mim. Veremos.
Cada nível dura dois meses.  As aulas começam segunda feira que vem. Fiquei muito contente de poder começar a estudar assim tão rápido, em 18 dias de Canadá!

Agora é se dedicar muito, ler bastante, ficar mais à vontade com a língua e logo logo começar a procurar emprego!

Bisous!

9 comentários:

  1. Que legal, Camila! Se estando um tempão sem estudar você já caiu no nível 6, daqui a pouquinho estará fluente! ^^

    Realmente, você foi bem rápida no quesito estudos, espero conseguir ser ágil assim também e começar a estudar assim que chegar aí...

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia,
      Vc foi ainda muito mais rápida que eu: já vai chegar aqui direto pra UdeM. :)
      Vi que vc chega no começo de junho, acho que dá tempo de vc fazer algum curso escrito sim antes de começarem suas aulas! Fique tranquila!
      Bjos

      Excluir
  2. ueba, Camila! que legal!
    aproveite o curso de francês, se precisar aprimorar a parte escrita, sugiro um curso de français langue seconde das faculdades (e se estiver a temps plein, pode pedir o P&B)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica Gabi. Pretendo fazer o escrito da CS e se até lá ainda não estiver trabalhando acho que parto pra um desses que vc citou, e se tiver P&B melhor ainda. Afinal, as contas não param de chegar!!!!
      Bjos

      Excluir
    2. Camila, estarei em Motl pro exame da cidadania dia 01 de maio, devo terminar o exame la pelas 3 e voltar pra Québec na sequência. Vc acha que daria tempo para uma pausa café ou fica pra proxima? Em julho voltamos pra Mtl, curtir um pouco das férias ....

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Legal seu post
    Estou chegando no fim de maio e tenho interesse em fazer a francisação em tempo integral também. Espero conseguir vaga na turma que começa em agosto.
    Até lá também pretendo fazer algo em tempo parcial até iniciar o tempo integral. Vou procurar algo próximo de NDG.
    Faz um post sobre a francisação da
    Commission scolaire

    Sucesso
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,
      Obrigada por comentar.
      Se vc chega em maio é mto provável que consiga entrar na francisação integral sim. E enquanto vc espera pode procurar outro curso. Mas a maioria das turmas começa semana que vem, então pode ser que só abra turma no começo de julho. De uma pesquisada antes, assim vc já chega aqui sabendo qual direção tomar pra acelerar as coisas.
      Boa sorte!
      Camila

      Excluir
  5. Caaa... como vc é rápida menina, já fez tanta coisa e não tenho nem cama ainda! rs

    Vamos nos encontrar? To te mandando um email!

    Beijoca!

    ResponderExcluir